De estudante para estudante

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Jovens mães estudantes tem dupla jornada

Estudantes estabelecem dupla jornada ao se depararem com os estudos e os filho

Isadora com seu filho - foto do arquivo pessoal
     Nos últimos anos, jovens mães enfrentam a dura realidade de terem que conciliar os estudos com a criação de seu filhos, estabelecendo uma dupla jornada onde encontram várias dificuldades em lidar com esses dois fatos tão importantes em suas vidas. Se faz necessário lembrar que o fato disso ocorrer, são que essas mães deram a luz na adolescência, fenômeno muito comum em nosso Pais, devido a  inciação precoce de suas vidas sexuais sem orientação e prevenção a gravidez se torna inesperada.
     Em Maringá o índice de gravidez na adolescência, registrado nos últimos três anos forma de 500 a 600 casos, na idade de 10 a 19 anos, entorno 15% de todos os nascidos nos hospitais da cidade, segundo dados da Secretaria de Saúde do município, levando a Prefeitura Municipal a oferecer palestras nas escolas dando orientações especializadas com o objetivo de um conscientização aos métodos anticonceptivos, visando a diminuição dos casos de gravidez precoce.
     Algumas jovens tiveram ou tem a oportunidade de seguirem os estudos até o nivel superior, como conta a estudante Isabela Amalia, 19, que cursa o primeiro ano de Jornalismo, solteira e além de estudar também trabalha como secretária em uma empresa, foi mãe aos 16 anos e atualmente reclama a falta de tempo para cuidar de seu filho, o não acompanhamento dele no dia-a-dia e a dependência da avó da criança para sua criação. Isabela diz ser muito cansativo a rotina mas pensa que futuramente isso será satisfatório.
     Já Francielle Martins de Abreu, 23, auxiliar administrativa, parou de estudar quando cursava o ensino médio e como Isabela também foi mãe aos 16 anos, " não parei de estudar porque tinha vergonha da minha barriga ou do que os outros iriam pensar, parei porque após o nascimento da minha filha não tinha com quem deixá-la para ir à escola, mas agora que minha filha esta maior pretendo voltar a estudar e mesmo sendo bem cansativo nao vou desistir e pretendo curso filosofia na Universidade Estadual de Maringá. Essas mães servem como bom exemplo de superação e força de vontade e apesar de todas as dificuldades encontradas não desistem de alcancarem seus sonhos e objetivos.

Isabela fotografando para um trabalho da faculdade - foto do arquivo pessoal




Nenhum comentário:

Postar um comentário