De estudante para estudante

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Escolas de Idiomas disponibilizam intercâmbio para estudantes

Opção por intercâmbio possibilita aperfeiçoamento em outros idiomas

Hoje em dia, algumas pessoas do Brasil, fizeram ou pretendem fazer intercâmbio. A viagem é feita através de empresas especializadas. As pessoas que fazem o intercâmbio, não fazem somente pela viagem, mas sim, para aperfeiçoar o idioma, aprender novas culturas e se relacionar com pessoas de comportamento diferentes.

Para a estudante Mariana Gimenez Silva, 17 anos, que já fez intercâmbio, a idéia de fazer a viagem surgiu pois, seu irmão mais velho já havia feito, e sua mãe tem uma agência de viagem que assessora intercambistas. Segundo Mariana “Eu primeiramente fiquei indecisa entre Canadá e Nova Zelândia, e meus pais me apoiaram muito, e deixaram que eu escolhesse o país, sem interferirem na minha decisão! Então, escolhi Canadá, e fiquei na cidade de Saskatoon, SK”. O intercâmbio de Mariana teve duração de seis meses, e ela afirma que “foi sem dúvida um dos melhores meses de toda minha vida. Conviver com uma nova cultura, “dominar” um novo idioma, aprender a lhe dar com as minhas dificuldades necessidades sozinha, foi um amadurecimento para toda uma vida”. Já o estudante Cláudio Nicodemo Júnior, 18 anos, que irá fazer o intercâmbio este ano, explica como surgiu a idéia de fazer a viagem, “ surgiu através de uma oportunidade a mim oferecida, e achei interessante em participar, no começo pensei duas vezes, mais decidi aceitar, meus pais me apoiaram com essa decisão. Vou para Sunchales – Argentina, não me especializei no idioma de lá, mas espero encontrar oportunidades com essa viagem, como conhecer pessoas diferentes, culturas, e comidas da região, além de conhecer o modelo cooperativista deles”.



O Professor de idiomas Anderson Carmona, 31 anos, explica “ muitas pessoas que estudam uma outra língua, muitas vezes não é para fazer intercâmbio, mas porque a área de trabalho está exigente. E algumas pessoas que fazem o intercâmbio é para aperfeiçoar o idioma que aprendeu, há casos de pessoas que viajam sem saber o idioma e assim elas tem mais dificuldades, do que uma pessoa que já sabe.” Para a professora de idiomas Laíse Marmentini de Souza, 18 anos, que também já fez intercâmbio, comenta “Um estudante que não tem o domínio do idioma do lugar onde pretende ir, consegue sim se adaptar e comunicar com as pessoas, mas isso não será de imediato, tudo requer tempo, ele irá ouvir muito antes de conseguir falar, na minha opinião o aluno aprende primeiramente ouvindo, e depois ele irá falar. A maioria dos alunos que tenho pretendem fazer intercâmbio no final do curso, eles focam principalmente em aperfeiçoar o idioma que já aprenderam e conhecer um pouco mais da cultura de outro lugar”. A professa Laíse fala como foi a sua viagem, “Então, eu não fiz intercâmbio, eu me mudei para os EUA com os meus pais, para mim foi difícil, eu era criança, e não conhecia ninguém, e também não falava nada de inglês, Lembro que demorei uns seis meses para falar inglês, porque eu tinha medo de falar errado e as pessoas não me entenderem, então eu escutava, escutava e escutava, e só depois eu fui falar”. Ela também fala de como ela se tornou professora “Eu me tornei professora por acaso, quando eu voltei do exterior, eu continuei a estudar inglês e fazer testes de proficiências, e um dia a dona da escola onde eu fiz esses preparatórios me perguntou se eu gostaria de ser professora, eu já era monitora da escola antes, mas não era a mesma coisa, ser professora seria uma coisa mais séria. Eu lembro que comecei o semestre com uma turma e terminei com 3, eu evolui, melhorei, e agora eu me considero uma boa professora, com o tempo a gente aprende”.



Algumas empresas como a Study Work – SW e Colegial/High School – CI mostram qual é o método utilizado para que as pessoas possam fazer o intercâmbio. Essas são empresas especializadas e, intercâmbio cultural, que oferece a jovens e adultos brasileiros a oportunidade de estudar e até trabalhar no exterior em diversos países. O intercâmbio oferecido por essas empresas atendem diversas faixas etárias e com custo acessível a todos.



Maira Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário